Será que só algumas pessoas são criativas? Você é uma pessoa criativa? É possível desenvolver a criatividade? Nesse post de hoje vamos descobrir o que é e como ser uma pessoa criativa.

Um assunto indispensável e comum entre designers é ter a criatividade como aliada, estando acessível e na maior intensidade possível, tendo como habilidade de pensar em ideias e desenvolver conceitos originais.

Infelizmente ter a criatividade continuamente pronta a ser utilizada é extremamente árduo, porém, há alguns artifícios e dicas que poderão mostrar-se úteis para que a mesma apareça a qualquer momento.

“Criatividade como uma ação concebida na mente da pessoa que a mesma nunca viu, ouviu ou sentiu antes” — Virgílio V. Vilela

O que é criatividade?

De uma maneira bem simples criatividade é um conjunto de processos composto por inúmeras variáveis que não precisam ser utilizadas ao mesmo tempo.

Estas variáveis podem ser e são influenciadas pelo ambiente em que ele se encontra no momento (como sua sala de serviço) e o ambiente cujo qual se está inserido.

Algumas definições encontradas descrevem a criatividade como:

  • Uma aptidão para formular ideias criadoras e originais (Dicionário Priberam).
  • A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras (Autor desconhecido).
  • A habilidade para pensar diferente (Antonio Carlos T. da Silva).

O nível de conhecimento de cada indivíduo também influência nessas variáveis. Porém é necessário seguir algumas rotinas, que as vezes fazemos sem perceber.

A criatividade tem suas raízes na infância e pode ser desenvolvida por meio da educação criativa e inovadora, apoiada pela aprendizagem das artes e a estimulada pelos educadores e pais.

É ainda muito comum a maioria da população não ter acesso a uma educação de qualidade, capaz de impulsionar e desenvolver essa capacidade de criar.

Insight: A imaginação é uma das faculdades mais poderosa que Deus criou no ser humano. Com a imaginação você pode voltar a ser criança, você pode visualizar um lugar onde nunca foi ou até mesmo tentar prever o futuro. A imaginação é uma grande aliada no processo de criação. É ela quem nos diz o que podemos. Não existem regras para a imaginação, quando você for criar algo dê asas a sua imaginação.

Design Santo - Criatividade

Existe uma diferença entre a inteligência e a criatividade?

Enquanto a inteligência abrange a capacidade de compreender, aprender e contextualizar, a criatividade traz a capacidade de gerar novas ideias, conhecimentos e de pensar diferente.

Pode-se dizer que cada pessoa tem uma capacidade de criar, o que varia é a área da habilidade criativa.

A criatividade está tradicionalmente associada ao talento. Mas o talento, sem ser desenvolvido e trabalhado, não chega a se manifestar em sua plenitude.

A criatividade tem que ser cultivada e praticada. Não é fácil criar novas coisas todos os dias no mundo tão conectado.

As novas profissões relacionadas à criatividade requerem mais do que um talento. Todos os artistas, designers, pintores, escritores precisam conhecer e sempre aprimorar as suas técnicas de criatividade para não reproduzir as mesmas invenções que, com o tempo, já não são inovadoras.

Como usar sua criatividade?

1 – Especializar-se numa área: Quando você fala que é designer ou web designer a pessoa acha que você faz tudo.

Temos praticamente 1001 utilidades dentro daquilo que escolhemos nos formar. Porém, é necessário escolhermos uma área específica para que seja nosso foco.

É como se fossemos escrever um TCC, pegamos o conteúdo total e vamos afunilando até chegar a um objetivo específico.

2 – Exercícios que estimulem o cérebro: Um quebra cabeça, por exemplo (Não precisa ser aquele de 10 mil peças, viu?!), palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória, xadrez, etc.

Um cérebro bem estimulado, consegue pensar em soluções cada vez mais rápido, uma vez que ele estará em constante trabalho.

3 – Discuta! Questione! Gerar e/ou participar de discussões sobre cultura geral, ou que agreguem valor para o seu pessoal e profissional ajudam na busca de novas ideias, por isso busque alguém que possa sempre estar trabalhando com você.

Pode ser até a sua mãe, seu irmão, primo, mostre seus trabalhos e veja se eles conseguem ter a percepção que você gostaria que tivessem.

4 – Pesquise! Mas, pesquise muito! Antes de começar um job e até mesmo para auxiliar o nosso brainstorm precisamos pesquisar, esta pode ser a parte mais chata, mas é ela quem vai influenciar todo o processo de criação.

Uma boa pesquisa ajuda a evitar que nós encontremos muito do mesmo, uma vez que estamos em um mundo globalizado, somos cada vez mais bombardeados com informações de todos os lados, muitas são semelhantes, a pesquisa vai nos auxiliar para que não façamos algo muito semelhante com o que já foi feito antes.

Use e abuse de livros, que as vezes podem não ter nada a ver com design, mas supondo que seu cliente seja um músico e esteja precisando de uma logo, leia um livro de música, veja alguns vídeos sobre como tocar um violão/teclado por exemplo.

Influencie seu cérebro a pensar naquilo que você quer que ele pense, só que de uma forma mais descontraída.

5 – Ambiente de trabalho: O seu ambiente de trabalho é muito importante, pois é nele que você vai passar horas e horas fazendo seus jobs.

Ter um ambiente onde você se sinta à vontade é muito importante, pois o mesmo ajudará seu cérebro a ser estimulado.

Locais com paredes azuis, ajudam melhor a concentração, e cores mais quentes como rosa ajudam a estimular o cérebro.

6 – Relaxe para melhorar seu desempenho! Não podemos nos prender somente a nossa mesa como ambiente de trabalho, muitas vezes é importante darmos um tempo pro cérebro dar uma relaxada.

Fazer uma caminhada, assistir um filme, bater um papo com um colega enquanto toma um café por exemplo.

Para potencializar o seu cérebro não basta simplesmente força-lo até a exaustão, mas também é preciso fazer com que ele tenha momentos de descanso, para que isso não cause problemas à sua saúde.

Um cérebro bem estimulado faz você alcançar novos horizontes, um cérebro exausto só faz você ficar irritado e ainda mais exausto.

Vocês devem achar que este conteúdo é meio óbvio, porém, por ser tão óbvio, muitas vezes deixamos de fazê-lo, pois já se tornou rotina, ou pois temos tanto trabalho que não conseguimos parar pra olhar ao redor e respirar um pouquinho.

Contudo, é a falta desta otimização de tempo que causa com que muitos profissionais tenham sérios problemas de saúde ou com stress.

Espero que você tenha gostado desse artigo e até a próxima.

Lucas Fernandes | Design Santo

Gostou deste artigo?

Baixe agora artes prontas para divulgar os cultos da sua igreja em pouco minutos.

Templates de Cultos - Artes para Igrejas

Design Santo - Templates de Cultos

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!

Faça parte da nossa Lista Vip​

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade em primeira mão.

Design Santo - Seja Bem-Vindo

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados – Design Santo​ | Termos de Uso • Política de Privacidade